SuperManager

Cocozinha esclarece: “O programa não se chama Super Capitão do mato, chama-se SuperManager”. Cocozinha é formada em Capitania do Mato e vem ajudar todos os Managers de Consultoria deste país a escravi… Perdão… A educar os seus trabalhadores.

Nesta semana temos a história da Xixizinha:
- Os meus trabalhadores entram e saem à hora que lhes foi estipulado… Quanto muito ficam 1 ou 2 horas a mais… Já lhes disse que as 9h diárias de trabalho não são lei… Queixam-se que estas horas não são pagas... E mais, ficam chocados e descontentes se lhes peço para virem trabalhar ao fim de semana. - conta com a voz embargada.
- Já vi as imagens… Eu sei que é difícil, mas juntas vamos conseguir! O Primeiro passo será incutir-lhes que é necessário ter compromisso com o projeto. Espalhe frases por todo o open space.
- Que tipo de frases? - pergunta esta sofrida manager.
- Frases do tipo “Compromisso com o projeto!”, “Aqui o horário é religioso: das 9h até quando Deus quiser”, “Quem muito dorme pouco aprende”, “O dinheiro não é tudo na vida”. Ah, e uma boa ideia é arranjar um poster do Uncle Sam e escreve “We want you on weekends”. Também pode contratar a equipa do Leonardo DiCaprio Lda para entranhar estas ideias durante o sono.

No primeiro dia depois da visita da SuperManager os trabalhadores portaram-se lindamente. Fizeram 3/4h extraordinárias e ainda levaram trabalho para casa. No segundo dia um trabalhador quis sair a horas. A Xixizinha tentou usar todas as armas que a SuperManager lhe deu (incluíndo chicotes), mas nada feito…
- Vá, agora o que tem de fazer é colocá-lo no banquinho da pausa. Fica lá 5 minutos e não pode fumar. - instruíu a SuperManager.
- Ai meu deus, isto custa-me tanto… Ter um colaborador aqui enquanto podia estar a trabalhar… - rolam lágrimas dos olhos da nossa Xixizinha.
- Dê cá um abraço. Eu sei que custa… Mas vai compensar, vai ver…

A questão do trabalho ao fim de semana ainda não foi abordado, porém a SuperManager deixa umas dicas:
- Coloca uma tabela no frigorífico da copa com 2 colunas “Sábado”/“Domingo” e tem aqui uns ímans com o nome dos colaboradores para eles colocarem na coluna correspondente às suas disponibilidades. Ah, e é importante que coloque o seu nome também, nem que seja só numa coluna.
- O quê?! - a Xixizinha ficou chocadíssima.
- Não se preocupe. Só precisa de vir para lhes pagar o almoço. E tente sempre incutir-lhes que o trabalho ao fim de semana como é pago compensa as horas extraordinárias feitas durante a semana.

Como na escravat… Perdão… Na educação não há só deveres, a SuperManager diz-nos o que fazer para recompensar os trabalhadores:
- Coloque em cimas das mesas umas guloseimas e um cartão a congratulá-los pelo esforço e dedicação que eles estão a demonstrar.

supermanager.jpg